19 de junho de 2014

O Brasil é assim por sua causa

Sabe aquela frase do filme Amelie Poulain: "Quando o dedo aponta o céu, o idiota olha para o dedo"?
Ela fala sobre a incapacidade que algumas pessoas têm de compreender o que realmente importa em uma situação. É o que me vem à mente quando faço um comentário sobre a corrupção endêmica e a crise social que castiga o nosso país, e alguém diz: "é culpa do [insira aqui partido da situação]".

Olhe para o céu

Apesar da corrupção estar enraizada em boa parte da rotina dos brasileiros em geral - desde os mais humildes até os mais poderosos - alguns aparvoados acreditam que a nossa situação lastimável é culpa de uns poucos conspiradores, de um partido político ou de uma pessoa.

Mais dia, menos dia, o poder trocará de mãos e os problemas continuarão (pois são estruturais), e nós idiotas, incapazes de vermos o quadro geral, teremos um novo inimigo para odiar e perseguir.
O problema do Brasil somos eu e você. E a mudança só começará a ocorrer quando admitirmos isso.
PT, PMDB, PSDB, Democratas e praticamente todos os partidos políticos atualmente no Brasil são parasitas que se alimentam da situação precária de nossa nação. Não são a causa do problema, e sim uma consequência. São como uma infestação de baratas em uma cozinha imunda: A origem do problema é a imundície da cozinha, as baratas são o resultado inevitável. Podemos passar a vida inteira caçando as baratas, mas elas sempre proliferarão enquanto a sujeira continuar. E acredite, o grosso da sujeira é feita por pessoas comuns, como eu e você.

Uma guerra fratricida


Havia um tempo em que os gritos de protesto eram "O povo unido jamais será vencido". Parece que nos esquecemos que a única chance que temos de mudar algo nesse país é por meio da união do povo, pois jamais um político fará algo pelo bem geral, a menos que seja obrigado.

A desunião do povo esfacela qualquer possibilidade de mudança. É gay contra crente, crente contra ateu, preto contra branco, policial contra cidadão, mpb contra funk e por aí vai. Enquanto guerreamos contra nossos irmãos, os parasitas proliferam, se aproveitam da confusão e roubam nossa riqueza até o último centavo.

Cain e Abel

É claro que sempre haverá diferentes convicções e ideologias entre as pessoas, mas a forma como lidamos com as diferenças está nos impedindo de evoluir. A intolerância se tornou a regra e todos parecem obrigados a escolherem um lado nessa guerra improdutiva.
O Brasil é como uma família toda complicada que não consegue sequer conversar para resolver seus problemas. Se não sabemos dialogar, quais as chances de construirmos algo juntos? (visto aqui)
Todo mundo tem o direito de possuir a convicção que for, mesmo porque convicção não se escolhe, e isso não deveria tornar as pessoas inimigas. A vida já é dura demais e não precisamos de ninguém atirando vasos sanitários em nossas cabeças na saída do estádio somente porque torcemos para outro time.

É preciso limpar a cozinha


Em suas relações pessoais você procura ser sempre justo ou Às vezes procura levar vantagem, mesmo que isso prejudique a outra pessoa? Perguntando assim, a maioria das pessoas dirá que é justa sem pestanejar. Sinal de que além de injustos somos hipócritas. Vamos a algumas perguntas objetivas, então:

  • Alguma vez você já estacionou o carro em local proibido, talvez até em cima da calçada?
  • Você já ficou quieto ao receber uma conta com o valor menor? 
  • Você já tentou evitar pagar o prejuízo de algum dano que causou a alguém? 
  • Já usou uma carteira de estudante falsa para pagar meia-entrada? 
  • Já dividiu o refil de refrigerante com outra pessoa para economizar? 
  • Já mentiu na declaração para pagar menos imposto de renda?

Somos completamente tolerantes com as injustiças que cometemos e, ao mesmo tempo, abominamos a injustiça alheia. Só que a nossa injustiça é a injustiça alheia para alguém. Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, disse Gandhi. Essa é a única maneira de algo mudar. Temos que exigir de nós mesmos antes de exigir dos outros. Uma mudança individual pode parecer pouco, mas é a única maneira.

Um comentário:

  1. E tem gente que acha que está fazendo sua parte indo às urnas de 4 em 4 anos. Isto é muito pouco. Pegue qualquer colega de trabalho ou ente familiar e pergunte em quem ele votou na última eleição. Suponha que ele lembre (que é pouco provável) e pergunte quais foram as principais promessas do político e quais delas foram implementadas. Deveríamos ser os fiscais desta galera, Quando você pede um lavador de carros para dar uma geral no seu carro você não confere o serviço? O povo dá quase 30% do salário para o governo mas não confere o serviço. Não cobra, não fiscaliza, não questiona, enfim, só senta na frente do jornal nacional e fica reclamando que politico "é tudo ladrão".
    Abraço e parabéns pelo blog, tem forma e conteúdo.

    ResponderExcluir

Fala aí: