7 de novembro de 2009

Aquarius: A água artificial da Coca-cola

Estou tentando me livrar dos refrigerantes e seus adoçantes, corantes, conservantes e acidulantes que só podem fazer mal. É como beber a tabela periódica inteira. Para substituir, escolhí a velha e boa Água que, até então eu só conhecia em três versões: Mineral, Potável de Mesa e Torneiral ou “água da bica”.

Eis que hoje fui apresentado à uma nova categoria, a água articifial Aquarius da Coca-cola. Não estou falando da famigerada Aquarius Fresh, e sim da água Aquarius, que me foi vendida como água mineral. Assim que tomei o primeiro gole sentí um gosto de “essa-merda-não-é-água-mineral-nem-no-infermo” que me deixou até com raiva. Peguei a embalagem pra ler do que se tratava e lá estava “Água adicionada de sais minerais”. Ah tá, sei.

Sabor terra

Vai tomar no cu! Quando eu bebia refrigerante eu sabia que era uma mistura venenosa cuja fórmula foi elaborada por Satanás, mas vender água artificial é ultrapassar todos os limites da decência.

Pra quem não sabe, Água Mineral é a água que possui em sua composição original (na fonte) os chamados sais minerais, que a diferem da água potável comum. Existe até uma Lei que regulamenta isso tudo. Inclusive, nas Águas Minerais de verdade vem escrito na embalagem até mesmo nome da Fonte de origem.

Aí chega a Coca-cola, abre a torneira da pia da cozinha, despeja sal e sulfato de magnésio naquela água que nem potável deve ser, em sua origem, e vende como se Água Mineral fosse. Já mandei eles tomarem no cu?

Para efeito de comparação, veja a diferença da composição entre a Água Mineral Minalba e a Aquarius: (Escolhi a Minalba apenas porque é a que tem aqui em casa nesse momento)

Minalba: Bário, Estrôncio, Cálcio, Magnésio, Potassio, Sódio, Sulfato, Bicarbonato, Fluoreto, Nitrato e Cloreto.

Aquarius: Sulfato de Magnésio, Cloreto de Potássio, Cloreto de Sódio

Onze ingredientes contra três, sem mencionar questões como Ph, Temperatura na fonte, resíduo de evaporação e condutividade, e sem contar também que os componentes da Água Mineral são naturais, com excessão do polêmico fluoreto, enquanto na Aquarius são adicionadas artificialmente.

Ainda numa tentativa de dizer que vende um protudo de qualidade, na embalagem da Aquarius é dito que a pureza e a qualidade da água são garantidas por processos de cloração, filtragem, osmose reversa e ozonização. Em vez de me tranquilizar, essa informação só me faz pensar onde foi que eles arrumaram uma água tão vagabunda para terem que utilizar quatro processos de purificação antes de estar apta para o consumo.

É isso aí, só quis registrar a minha indignação por ter sido feito de otário pelos caras da Coca-cola, e ter comprado gato por lebre.

P.S.: Veja esse vídeo muito interessante, sobre uma nova água que já é sucesso na Africa, a Dirty water.

2 comentários:

  1. cara, vc ta errado cara, sou químico e posso explicar um pouco sobre aquarius.... você nao pode beber água destilada, porque voce precisa dos minerais presentes na água, de fato, você iria morrer se bebesse água sem qualquer mineral...mineirais são bons,mas em excesso podem atrapalhar, voce não consegue controlar o quanto de mineral vai ter na água de um rio, fonte, poço artesiano... o que a coca fez foi adicionar, em quantidades precisas, os minerais necessários e desejados em uma água destilada, tendo assim uma água extremamente saudável, muuuito mais que sua água de bica ou msmo a que bebia antes, mais leve e na medida exata de minerais que seu corpo necessita.. então, antes de criticar, saiba q vc nao foi feito de otário pela coca-cola, vc comprou a talvez mais saudável água da sua vida ;)

    ResponderExcluir
  2. Raul,
    A água mineral, conforme é encontrada na natureza, é consumida por nós há centenas de milhares de anos. Não tem como dizer uma uma água artificial (minerais adicionados artificialmente) é mais saudável que a água mineral natural, pois a água mineral natural é o próprio modelo que foi seguido e copiado de maneira incompleta pela indústria.


    Concordo que água destilada não deve ser consumida, eu nem a mencionei no post. A comparação que fiz foi entre a água mineral natural e a água artificial da coca-cola, que é vendida como se água mineral fosse.


    Abraço!

    ResponderExcluir

Fala aí: