8 de dezembro de 2010

Coincidências do Amor (2010)

imageComédia romântica é um estilo bem limitado de filme, que sofre por causa do seu final que é sempre o mesmo. Além desse problema inerente ao gênero, Coincidências do Amor (The Switch) é um filme abaixo da média, extremamente artificial e nada esforçado.

Para ser sincero, o filme é tão fraquinho que estou até com dificuldade de lembrar dele para escrever, e fazem apenas três dias que assisti. Tudo que me lembro é da sensação de tédio ao ver um filme estilo fast-movie®.


Fast-movie® é um termo que usarei doravante* neste blog para classificar os filmes que, se fossem comida, seriam um sanduíche qualquer do Mc Donald’s: Industrializado, feito sem capricho nem esmero, sempre o mesmo gosto de plástico e isopor e que não mata a sua fome, além de prejudicar a saúde se você consumir com frequência.

Doravante é um termo utilizado no meio jurídico, e significa ‘de agora em diante’.

Como todos deveriam saber, e como foi muito bem explicado no filme Lisbela e o Prisioneiro, não é o final que faz uma boa comédia romântica, afinal todas terminam do mesmo jeito. Quando assistimos a um filme desse gênero, já sabemos tudo que vai acontecer. O que nós queremos ver é a forma como tudo acontece.

Por conta disso, mais importante que o roteiro, são as atuações e a direção, que dão vida à história. E nisso o filme peca.

image

Atuações no modo automático

Jeniffer Aniston é lindérrima (huum, boiola) e, sim, uma ótima atriz na minha opinião. Sei que minha admiração por ela é parcial, pois ela foi um dos seis personagens principais de Friends, a série de TV que eu mais gostei. Mas ela se saiu muito bem no drama Fora de Rumo em uma atuação totalmente fora do seu universo cômico.

Mas ela está muito sem graça nesse filme, e é apenas um rostinho famoso e bonito cujo maior serviço à produção foi emprestar seu nome e não sua atuação.

Da mesma forma Jason Bateman, que teve seu ápice em Juno (dentre os seus filmes vistos por mim), Mostra a que veio: Um ator ordinário para filmes ordinários.

O elenco coadjuvante não teve nem mesmo chance de atuar, de tão herméticos que eram os personagens. Cabe aqui apenas destacar uma sincera tristeza por ver Juliette Lewis, outrora brilhante em Cabo do Medo e Assassinos por Natureza, se entregar a algo tão tosco como seu personagem-quase-nulo.

image

O que há de bom

O maior mérito do filme foi ter me inspirado a criar a categoria fast-movie®, tornando-se seu primeiro representante. Há também a beleza da sempre Rachel Green, que não me canso de admirar (acho que Brad Pitt fez besteira deixando-a pela Angelina ‘big lips’ Jolie.

No frigir dos ovos

É um filme que não vai fazer falta. É preferível ver um bom filme repetido do que esse pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí: