9 de outubro de 2009

Broadcast yourself

O Youtube atingiu a marca de um Bilhão de exibições.

A cada dia que passa, caminhamos com mais velocidade rumo à mudança da ordem atual. Parece que estamos caindo em um buraco no vácuo e a velocidade só aumenta. Algo me diz que é um buraco sem fundo.

youtube_tv Qualquer um pode transmitir transmitir qualquer conteúdo a qualquer momento. Jornal impresso é coisa do passado, rádio é coisa do passado, televisão é coisa do passado – A onda do momento é ficar conectado. O monopólio da informação está ameaçado. É uma ameaça mortal? Acredito que sim. O fim está próximo? Sei lá, porra. Fatos como esse da audiência do youtube indicam que algo está mudando.

Existem 3 fatores que fazem toda a diferença e deixam a internet em vantagem absoluta sobre os meios convencionais de comunicação em massa. O primeiro fator eu citei no parágrafo anterior. O slogan do Youtube é “Transmita a si mesmo”. Você gera conteúdo, você transmite conteúdo. O youtube (trocando o todo pela parte) transporta o individuo para o pólo ativo da transmissão, sem tirá-lo do pólo passivo. Todo mundo é emissor e receptor de conteúdo, em potencial.

Communication O segundo fator é o conteúdo disponível a toda hora. Na televisão tem o jornal das sete, a novela das oito e o “fala que eu te escuto” às 2 da manhã. O Jornal do Brasil só sai uma vez por dia, com as notícias de ontem (já chega atrasado). Na internet é tudo ao mesmo tempo agora. Só não é possível ainda ver a notícia antes dela acontecer, mas já estão trabalhando nisso.


E o terceiro e mais importante fator, na minha opinião, é a vasta possibilidade de interação, a famosa colaboração da nova internet. Podemos comentar  qualquer conteúdo, compartilhar com o mundo nossa opinião. Tudo bem que em 90% dos comentários sempre tem a mãe de alguém envolvida, mas nos 10% restantes encontramos observações realmente interessantes.

Eu num intindí nada qui ele falô.Depois que a ferramenta amadurecer, passar a euforia e o hype de todo mundo querer divulgar qualquer idiotice, e querer falar sem ter nada pra dizer, teremos realmente uma ferramenta que decretará o fim da televisão do rádio e da mídia impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí: