18 de outubro de 2009

Hitler Superstar, o garoto propaganda

Passados mais de sessenta anos da queda do terceiro reich e da morte de Adolf Hitler, seu nome continua famoso e polêmico. O cara se tornou a personalização de tudo que é abominável e, vez por outra, surge uma polêmica envolvendo o nome daquela bichona histérica do facínora austríaco. O fato é que o nome e os atos de Hitler continuam bem vivos na memória de todos.

E os publicitários sabem disso. Não é raro surgir uma campanha que faça referência a ele, geralmente relembrando, em tom de advertência, sua atuação abominável ou então ridicularizando sua imagem. É audiência e circulação espontânea na certa. Porém, em se tratando do homem do bigodinho, todo cuidado é pouco na hora de montar qualquer propaganda, pois qualquer deslize pode gerar um efeito negativo, rejeição e até boicotes contra o anunciante.

Uma campanha controversa é, por exemplo, a feita por um museu de cera na Tailândia, que resolveu colocar um outdoor do fuhrer fazendo a famosa saudação nazista, e com os seguintes dizeres: Hitler não morreu. o.O

hitler

Mau gosto? Sim. Funciona? Certamente.
Apesar da mensagem ambígua, a campanha surtiu o efeito esperado. Divulgar o museu. É aquela velha história de não existir publicidade ruim, falem mal mas falem de mim, etc.

No fim das contas, após alguns protestos, o museu cobriu o outdoor e pediu desculpas.



Os caras quiseram causar polêmica e chamar atenção. Conseguiram. O lance todo é que a mensagem da campanha ficou indefinida. Não havia nenhuma clareza quanto à intenção da mensagem e da imagem no outdoor. Hitler não morreu? como assim? seus ideais continuam vivos e o partido nazista pode ressurgir em breve? Ou será que Hitler foi imortalizado por meio da escultura de cera exposta no museu? Faltou uma posição clara na campanha, intencionalmente – creio eu.

Eu prefiro as campanhas engraçadinhas.

hitler-black-people[1] hitler-condom[1]

Veja outras campanhas aqui.

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