22 de outubro de 2009

A Revolução dos Bichos

Todos os hábitos do Homem são maus. Jamais um animal deverá tiranizar outros animais. Fortes ou fracos, espertos ou simplórios, somos todos irmãos. Todos os animais são iguais.

Quando eu li esse livro pela primeira vez, foi sem nenhuma referência e sem nenhum conceito prévio. Eu não esperava ler uma crítica ao poder e muito menos ao comunismo. Não sabia que os porcos eram Lênin e Stalin. Eu não sabia o que esperar e não possuía nenhuma expectativa. Eu o li à revelia de seu contexto histórico. As vezes referências demais atrapalham.imageE lido dessa forma, o livro me impressionou. E até hoje ele me impressiona e influencia. Esse livro tem um importância tremenda na minha forma de ver o mundo. Para mim não se trata de uma crítica ao comunismo ou ao poder. É maior que isso. É uma crítica à condição humana. É um tapa da cara. A Revolução dos Bichos mostra de forma precisa a capacidade que temos de subverter e o sentido de qualquer valor ou regra, e interpretá-los exclusivamente de acordo com nossos interesses. Mostra a sordidez das sutilezas, às quais todos recorremos para enganar o próximo, que para nós não é assim tão próximo. É um livro melancólico, porque faz a constatação mas não apresenta a solução. Mostra o problema e, sem nenhuma esperança, se prostra diante dele. George Orwell Sabia que não há solução para nossos defeitos, pois renunciar ao egoísmo e ao narcisismo é renunciar ao que nos torna humanos. Por isso mesmo é um livro que sempre será atual. Não importa o momento ou qual a forma de poder, sempre haverão os dominantes e os dominados, e sempre será uma puta sacanagem.image A Revolução dos Bichos me ensinou que a natureza humana é de tal forma que, quando nos deparamos com alguém em desvantagem, nosso impulso é tirar proveito da situação e usar a nossa superioridade para impor nossa vontade. Ser igual não basta, o legal é ser superior.

Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que outros.


O Rafael não gostou do livro, e oferece uma interpretaçao bem diferente e interessante:
http://www.rafael.galvao.org/2004/12/a-revolucao-dos-bichos/

Pra quem tem preguiça de ler um livro, segue a resenha:
http://recantodasletras.uol.com.br/visualizar.php?idt=2369

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí: