23 de outubro de 2009

Pra não dizer que não falei das flores

Apesar de gostar muito de música e me considerar eclético, apenas recentemente passei a curtir rock nacional. Durante a minha adolescência, que foi na transição entre os anos 80 e 90, tudo o que eu ouvia eram os discos que meu pai tinha em casa: Beatles, Pink Floyd, Kraftwerk, alguma coisa de Disco Music, como Bee gees e ELO, de nacional eu lembro de uma coletânea do Alceu Valença e um outro disco com Vinicius, Edu Lobo, etc. Passei praticamente alheio a bandas como Ira!, Paralamas, Nenhum de Nós, RPM e Ultraje a Rigor.

E agora estou descobrindo muita coisa boa, velhos baús com alguns tesouros. Estou curtindo pra caramba. Uma das minhas bandas preferidas são os Titãs. Os caras são realmentes bons e criaram verdadeiras obras-primas como Marvin, Polícia, Querem meu sangue, Homem Primata..

..E Flores. Uma das minhas preferidas. Não canso de assistir no youtube.

E se tem algo no youtube tão bom quanto sua infinidade de videos, são os comentários. Tem verdadeiras pérolas de sabedoria espalhadas por lá. Em relação à música encontrei um comentário que me chamou a atenção. Dizia que a música é sobre a lamentação de um homem morto, em seu funeral.

Eu imagino que o personagem da musica morreu em um acidente de carro.

Olhei até ficar cansado de ver meus olhos no espelho.
Chorei por ter despedaçado as flores que estão no canteiro.
Os punhos e os pulsos cortados, e o resto corpo inteiro.

Ele estava dirigindo e perdeu o controle do carro, avançou por cima de um canteiro de flores e logo depois se chocou violentamente contra um muro. E ficou lá, imóvel, de olhos abertos em frente ao retrovisor enquanto perdia a vida lentamente preso nas ferragens e com diversos cortes e ferimentos.

 

Há flores cobrindo o telhado
E embaixo do meu travesseiro
Há flores por todos os lados
Há flores em tudo que eu vejo

Agora o cenário é o seu funeral. Ele se vê flores por todos os lados. Mas não são as flores que ele despedaçou no acidente, são as flores dos buquês e coroas que enfeitam o seu caixão, espalhadas por todos os lados.

Talvez por isso as flores tenham cheiro de morte. Talvez fosse melhor se tivessem usado flores artificiais, de plástico.

FAQ:

Essa é a interpretação correta da música?
Não. Essa é uma das inúmeras interpretações possíveis.

Será que não foi suicídio? Veja os “pulsos cortados”.
É, pode ser, mas não nessa interpretação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí: