15 de outubro de 2009

A Internet e o anonimato

É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato
Art. 5°, IV da Constituição Brasileira

Anonimo É muito mais fácil sermos sinceros quando estamos anônimos. Sem a preocupação de sofrer algum tipo de represália, podemos expressar verdadeiramente nossos sentimentos e opiniões. Contudo, como se observa no milhões de comentários espalhados pelos blogues, orkutes e youtubes da vida, O comentários anônimos são, muitas vezes, ofensivos. O anonimato é antes de tudo, covardia. E a covardia é a pior das mazelas humanas.

Felizmente a atual estrutura da internet permite, tolera e até encoraja o anonimato. Peraí, você disse “felizmente”? Sim, foi isso que eu disse.

Explico

O anonimato na internet adquire uma proporção tão grande que acaba perdendo muito da sua propriedade destrutiva. Mas isso não o torna correto, embora o torne mais tolerável. São tantas as ofensas anônimas que acabam por diminuir sua importância. Cada ofensa ou ameaça anônima é só mais uma entre tantas.

Contudo, a razão que me leva a apreciar, de certa forma, o anonimato – em seu conceito – é que nos oferece um maravilhoso laboratório de observação da moral. Somente os comentários anônimos podem ser verdadeiros, pois não há no autor nenhuma preocupação além de expressar o seu sentimento ou opinião mais sincera.

Cabe ao interlocutor passar a joeira e recolher o que considerar útil. Em vez de se combater o anonimato, muito mais valoroso é educar as pessoas para desenvolverem senso crítico, de forma que possam avaliar tudo que lhes é apresentado. Um bom observador sabe que comentários anônimos são, de uma forma ou de outra, valiosos.

A teoria na prática

fingerprint O conteúdo da maioria dos comentários anônimos serve tão somente para confirmar o que já se sabe: As pessoas são intolerantes. Não digo nem que sejam más, mas intolerantes. Não sabem como agir diante de uma situação que se oponha aos seus valores. Então, tomadas por um bloqueio mental, martelam palavras que expressam, antes de suas idéias, seus sentimentos naquele momento, protegidas pela certeza de que não precisarão repetir tais palavras face a face com seu destinatário.

Se é assim que somos, que assim sejam os nossos comentários.

Contudo…

Apesar do que eu disse, existe o outro lado da moeda que merece ser levado em consideração.
Como as pessoas agiriam se todas as suas manifestações na internet fosse identificadas? De imediato, deduzo que iriam pensar duas vezes antes de enviar qualquer conteúdo ofensivo. E onde entra o pensamento, sempre há ganho. Se por um lado afastamos as pessoas do seu lado emocional, por outro lado as aproximamos de seu lado racional.

E você, é contra ou a favor do anonimato na Internet? Prefere ler uma sinceridade anônima ou uma falsidade devidamente assinada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí: