19 de outubro de 2009

Herbalóides

Esse post é uma complementação ao Me engana que eu gosto. Trata-se de um comentário que fiz no site Midia independente no ano de 2006, acerca da empresa Herbalife, mais precisamente, sobre sua forma de trabalho, muito similar às estratégias utilizadas pelas religiões (terroristmo psicológico, falsas promessas, lavagem cerebral e banhos de água fria). Eu já fui a uma reunião da herbalife e, acredite, é quase tão degradante quanto um culto da universal. Tem que ser mesmo trouxa pra acreditar naquela farsa. É, tá explicado o sucesso deles.

 

Alerta Atenção!

Este post contém mais de oitocentas palavras, e apenas duas figuras. É recomendável que o leitor possua pelo menos o primeiro grau completo para aproveitar ao máximo toda essa baboseira o artigo.


É óbvio que o faturamento dessa empresa (Herbalife, não a igreja) vem dos próprios distribuidores, que "investem" em treinamentos e produtos. São iludidos, na verdade, pela sua própria ganância. Esses iludidos não são enganados pela empresa ou pelos supervisores, são enganados por sí mesmos. Querem se enganar.

Herbalóides Trabalhando

Esse sistema funciona tão bem no Brasil por causa do caráter da nossa população, extremamente gananciosa e, ao mesmo tempo, um tanto preguiçosa, sempre à procura de uma "fórmula mágica" para transformar suas vidas.

São pessoas com complexo de cinderela, à espera do príncipe encantado para terem um final feliz em suas vidas. A Herbalife se apresenta como esse príncipe, a solução de todos os problemas financeiros, que promete rendas excelentes em pouco tempo. No final o príncipe vira sapo.

Acredito que as pessoas podem se comportar de três maneiras em relação às promessas falaciosas da herbalife:

  1. Vão numa reunião e percebem logo de cara o golpe, a canoa furada que é a promessa de ficar rico rápida e honestamente sem ser ganhando na loteria. Essas pessoas são as sensatas, não aceitam argumentos superciciais e nem apelos emocionais. Os que colocam a razão em primeiro plano, as pessoas inteligentes, digamos assim, percebem que se trata de um sistema de pirâmide e não entram.

  2. Tem as pessoas que decidem experimentar, com a resolução de não se comprometerem financeiramente, decidem aplicar apenas o que ganharem. Compram o kit inicial e querem ver se ele se multiplica como prometido. Ao perceberem que o esforço é o mesmo ou maior que o mercado tradicional para ter lucro, desistem sem grandes perdas, foi apenas um pequeno investimento sem retorno. Essas pessoas são um puco mais "esperançosas" mas sem perder a noção da realidade.

  3. Por fim, tem as pessoas que se empolgam totalmente e entram de cabeça. Essas deixaram a razão de lado, entraram em um estado mental alterado onde argumentos lógicos não valem. Criam um filtro em suas mentes onde apenas os casos de sucesso são considerados. É semelhante com o que ocorre no fanatismo religioso, a razão é substituída integralmente pela fé. O deus é o dinheiro, são os seguidores de Mamon. São as mais gananciosas e mais fáceis de serem iludidas.

Infelizmente as pessoas do último grupo só abandonam o sistema quando estão falidas, quando dilapidaram totalmente seu patrimônio.

Tem pessoas que ganham algum dinheiro, algo em torno de, digamos, R$5.000,00 bruto por mês. Mas deduzindo os gastos com a manutenção do sistema, deve sobrar algo em torno de R$1.000,00, ou seja, um salário de padrão de comerciário, só que sem carteira assinada, FGTS nem nada.

Fortuna

Essas pessoas se iludem, sempre acreditando que o dia de amanhã será melhor, o "Dia da virada", mas esse dia nunca chega.

Assim como a Amway (alguém lembra dessa? Eu conhecia um cara que acreditava que ia ficar rico vendendo limpa-vidros), esse negócio vai implodir dentro de algum tempo, questão de matemática, deixando uns poucos no lucro, que se contam nos dedos das mãos, um parcela pequena de pessoas no equilíbrio ou perdendo pouco, e milhares ou dezenas de milhares no prejuízo.

Se o negócio fosse realmente honesto e lucrativo, não seria necessário o distribuidor injetar seu próprio dinheiro, bastava a Herbalife consignar os produtos e o distribuidor pagaria quando recebesse, como faz a Avon ou a Revista Hermes, onde os distribuidores vendem por catálogo sem precisar comprar todo o estoque para depois vender (ou não vender, o que é mais comum). Mas não, são obrigados a comprar para enrtar no esquema, e isso deixa claro que o faturamento vem dos distribuidores e não dos consumidores.

E por fim, para ganhar dinheiro nesse sistema, é preciso que a pessoa seja desprovida de escrúpulos, pois ela precisa trazer novos distribuidores para comprar, mesmo sabendo que as chances de sucesso são quase nulas, e para isso tem que mentir, prometendo rendimentos inalcançáveis na prática. Concluindo, mesmo que a pessoa fique rica (uma em um millhão) será à custa do fracasso alheio.

Termino dizendo o seguinte:

  • Quer ganhar dinheiro? Trabalhe!
  • Quer ganhar muito dinheiro? Trabalhe e estude MUITO, seja o melhor e inovador!
  • Quer ganhar dinheiro sem esforço? Jogue na Mega-Sena e ganhe (arriscado) ou MONTE uma pirâmide (desonesto).
  • Quer se iludir e perder dinheiro? Entre em uma pirâmide.

 

P.S.: Um artigo esclarecedor e totalmente idôneo pode ser lido aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí: