1 de outubro de 2009

A verdadeira próxima revolução

Você está andando pela calçada e passa por um cara que está parado em pé, tocando violão e cantando uma música. Você gosta do som e resolve parar um pouco e ficar escutando. O cara é bom mesmo, toca só música boa e interpreta de um jeito peculiar, que faz com que antigos sucessos pareçam novidade.

Curioso sobre quem é esse cara, vc decide saber um pouco mais sobre ele. Então vc toca na placa "quem sou eu" que está literalmente flutuando à sua frente, um pouco acima da sua cabeça. Na sua frente surge um cartaz, também flutuante, com algumas informações sobre o cantor e uma lista de músicas disponíveis para compra. Você seleciona algumas músicas, tocando nelas com a mão, e conclui a compra tocando na caixa registradora.

Feliz e satisfeito, vc deixa um elogio no scrapbook do cantor (que também estava flutuando à sua frente, ao lado do cartaz de apresentação) e segue em frente, escutando a sua nova playlist recém adquirida.

Você chega em casa, olha o relógio que surge à sua frente após efetuar um discreto movimento com as mãos, e, como ainda está cedo, decide assistir um filme. Com um outro movimento de mãos, aparecem diversos cartazes de filmes na parede da sala, vc passeia em frente a cada um deles, e faz sua decisão.

No momento em que se senta no sofá, as luzes da sala começam a diminuir e as paredes começam a se afastar. Em poucos momentos, o que era uma pequena sala de estar vira uma enorme sala de cinema e o filme que vc escolheu é exibido em full hd na tela gigante do cinema.

Imagine só como seria interessante viver na realidade descita acima. Quantas possibilidades de interação surgiriam com a capacidade do mundo à nossa volta se transformar, na frente dos nossos olhos.

Hoje a nossa capacidade de alterar digitalmente a forma como vemos (literalmente) o mundo real está limitada às telas dos monitores de computador.

Eu imagino o futuro em que esse limite não vai mais existir, as imagens do mundo virtual não estarão presas aos monitores. Elas serão projetadas diretamente em nossas retinas. Ultrapassada essa barreira, será possível manipular tudo o que vemos.

Agora imagine essa tecnologia Associada à uma rede mundial milhares de vezes mais poderosa que a nossa internet atual. Todas as informações, todo o conteúdo de imagem estará disponivel a todo o momento, em todo o lugar e de qualquer forma. Não precisaremos mais ir ao cinema, ao estádio, ao shopping. Eles virão até nós. Virtualmente e ocupando todo nosso campo de visão.

É a realidade aumentada em seu grau máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí: