25 de outubro de 2009

O espelho novo de Narciso

Eu tenho mil e duzentos amigos no Orkut, doze mil cento e vinte seguidores no Twitter e oitocentos assinantes do meu Blog. Tenho tantos fãs porque sou realmente especial, tenho uma visão única dos fatos e sempre vejo o que ninguém vê. Nada mais natural que pessoas inteligentes como eu (bem, não tanto quanto eu, mas inteligentes o suficiente para perceberem a minha inteligência) queiram estar conectadas comigo para ouvirem o que eu tenho a dizer. Estou no paraíso de Narciso.

Todos temos um Narcisinho dentro de nós. Quem não se acha, sinceramente, pelo menos um pouco especial e diferente. E de fato somos. O Narcisismo é uma peça importante para a formação da nossa auto-imagem. O problema é quando aquele menininho bonitinho e inofensivo que gosta de ser olhar vez por outra no espelho cresce e se torna um gigante paralítico que, tomado por uma paixão insana por si mesmo, é incapaz de sair da frente do espelho.

John William Waterhouse, Écho et Narcisse (1903) 

É aí que o paraíso vira inferno. O narcisista patológico vive pra se admirar. Ele despreza tudo aquilo que não seja ele mesmo. Só ele é bonito, só ele é inteligente, só ele é especial. As outras pessoas servem somente para admirá-lo. Os outros são apenas espelhos nos quais ele vê a própria imagem refletida. E, preso pelo espelho, é impedido de admirar o resto do mundo.

image Parênteses: Não há como deixar de moralizar o tema. Partimos do pressuposto de que quem não quer ou não pode admirar o mundo está em uma situação reprovável. Particularmente, penso diferente. Se o Narcisista é feliz olhando só a si mesmo o tempo todo, então ele continua no paraíso.

Parênteses do parênteses: A questão é que o narcisista precisa de outras pessoas para servirem de espelho. As pessoas servem de espelho quando corroboram com a imagem que ele faz de si mesmo, concordando em sua superioridade. E somente dessa forma que as pessoas são importantes para ele. A partir do momento que em que a outra pessoa deixa claro que não concorda com a auto-imagem do narcisista é como se fosse um espelho defeituoso incapaz de refletir a imagem que ele quer ver.

E nesse contexto surge a internet, que se apresenta como despertador e amplificador do narcisismo. A partir do momento em que ela nos fornece um relatório sempre atualizado de quantos espelhos possuímos, em forma de assinantes no Blog, seguidores no Twitter e por aí vai, o narcisista se sente impelido a buscar sempre mais admiradores, para poder se admirar ainda mais. Pouco importa saber quem são seus seguidores, e muito menos saber o que eles escrevem, o único valor deles é somarem um número no contador. O que foi concebido para ser uma forma de aumentar a colaboração e interação entre as pessoas é subvertido e transformado em um instrumento de admiração de si mesmo. É o novo espelho de Narciso.

Pra saber mais: 
http://virtualpsy.locaweb.com.br/dsm_janela.php?cod=162

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí: