5 de outubro de 2009

Star Trek (2009)

Categoria: Mais do mesmo, Pasteurizado, Feito apenas para fãs.
Trilha Sonora: Inexistente.
Nota:


Eis aqui mais um filme feito para fãs.
Só que, felizmente ou infelizmente, eu nunca fui fã da série de TV, nem dos filmes, nunca me vestí de Spock nem de nada. No máximo, fiz essa saudação idiota aí do lado.


Então o meu relato sobre o filme é a impressão de um cara que assistiu os filmes com quase nenhuma referência. É a impressão de quem assiste um filme qualquer de ficção científica, sem saber direito o que esperar.

E, dessa forma, o filme me pareceu, em poucas palavras, assistível porém chatinho; Bem produzido, mas nada empolgante.
Admito que não sou nenhum entusiasta do gênero aventuras espaciais embora goste muito de ficção científica. Gosto de teorias de viagem no tempo, aprecio buracos-negros de quase todos os gêneros e acho que essas maluquices todas, quando empregadas da maneira correta, valorizam o filme e, mais que isso, o tornam especial.


(Tripulação da USS Enterprise assistindo pânico na tv)

Veja o exemplo de De volta para o futuro e Efeito borboleta. Esses filmes souberam usar muito bem a carga científica do roteiro para contar uma história boa de assistir, cada um do seu jeito. A parte científica não sobrou e nem faltou. Infelizmente a dosagem de ciência em Star Trek ficou fora do ideal, e o que foi administrado me pareceu fora de contexto.

O filme se dedicou muito mais a exibir cenas de impacto visual, pirotecnia e computação gráfica do que a contar uma história interessante. Achei extremamente confuso aquele lance todo do Spock do futuro. Pra ser sincero, não entendi direito o lance e isso esvaziou o filme de sentido para mim.




Outra coisa que achei uma merda ruim, foi que usaram e abusaram do tele-transporte. Tudo se resolvia na base do tele-transporte. Era tele-transporte pra lá e pra cá. Tele-transporte de gente parada, tele-transporte de gente em movimento, tele-transporte de gente caindo, tele-transporte individual, tele-transporte coletivo, tele-transporte tradicional, tele-transporte na velocidade da luz. Um festival de tele-transporte. (um saco essa repetição, né? Imagine no filme..)

No mais: Péssima apresentação dos personagens. Seguida de um desenvolvimento superficial. Quiseram dar espaço pra todo mundo, e não deram espaço pra ninguém. Piadinhas no melhor estilo professor aloprado (e seus membros inchados) e humor sitcom. Gostaria de falar algo sobre a trilha sonora, mas não existe - Apenas um rock quando um muleke-muito-doido de uns 10 anos sai dirigindo um carro do nada e vai até lugar nenhum.

É, acho que não gostei muito, não. E não recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí: